terça-feira, 26 de maio de 2009

Convívio Social




A prática de exercício fís ico na terceir a idade não s ó é impor tante par a melhorar
a força fís ica do idoso, mas um bem neces sár io para fugir da depres são e
conviver socialmente. Par ticipar na vida comunitár ia e continuar a ter projetos
são fatores es senciais para viver com qualidade. O idos o que freqüenta grupos
de atividade fís ica interage com outras pes soas em condições e caracter ís ticas
comuns as suas , sente- se melhor aceito pela sociedade, dis se S ergio Braz,
coordenador de ginás tica aquática da Reebok Spor ts Club, em S ão Paulo.
A caminhada ou a hidroginás tica é o mais recomendado par a quem j á pas s ou dos
50 anos. São diver sos os motivos que levam os idosos a freqüentarem
academias: a atividade fís ica diár ia promove a saúde mental, contr ibui par a
reduz ir a ans iedade, a insônia e a depres são, e aj uda a controlar o es tres se. É
fundamental que o idos o aprenda a lidar com as trans formações do seu corpo e
tir e proveito de s ua condição, prevenindo e mantendo a s ua autonomia plena.
S egundo os médicos , exercícios adequados e regulares ajudam a manter o pes o
ideal; regulam as funções cardior respiratór ias ; fortalecem a musculatura e dão
mais equilíbr io ao corpo; fazem o sangue fluir melhor e levar mais oxigênio par a
todas as par tes do corpo; reduzem o coles terol ruim que obs trui as ar tér ias e
elevam o nível de coles terol bom, que aj uda a proteger contra as doenças
cardíacas .
Em entrevis ta ao saude.com.br , S ergio Braz, formado em Educação Fís ica,
explica os cuidados que devem ser tomados antes de começar o exercício e
durante; e descreve o trabalho desenvolvido na hidroginás tica, na caminhada,
entr e outros espor tes . A conscientização é muito impor tante e é a alma de todo
trabalho voltado para es te grupo em idade tão especial, que tem muita
exper iência e valores a transmitir , acrescentou.


Nome:Maycon, Erik e Walefy

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